Institucional

Governo Municipal de Assaré

Jose Liborio Leite Neto

Prefeito(a)

Antonio Haroldo de Alencar

Vice-prefeito(a)

Controladoria Geral do Município Mais informações
Jaqueline

Controlador(a)

Rua Dr. Paiva , Nº 415 - Centro - CEP: 63.140-000

de Segunda à Sexta das 8:00 Hs às 14:00 Hs

(88) 9.9499-2156

controladoria@assare.ce.gov.br

Departamento Municipal de Trânsito Mais informações
Lucas Teles Carneiro

Diretor(a) Geral do Demutran

Rua Afonsino Moura , Nº 50 - Centro - CEP: 63.140-000

de Segunda à Sexta das 8:00 Hs às 14:00 Hs

(88) 9.9609-4401

demutran@assare.ce.gov.br

Gabinete do Prefeito Mais informações
Paulo Anderson Serafim de Barros

Chefe de Gabinete

Rua Dr. Paiva 415 , Nº 415 - Centro - CEP: 63.140-000

de Segunda à Sexta das 8:00 Hs às 14:00 Hs

(88) 9.9277-1030

gabinete@assare.ce.gov.br

Secretaria da Mulher Mais informações
Maria Valdeniza da Costa Dias

Secretário(a)

Rua Euclides Onofre , Nº S/N - Centro - CEP: 63.140-000

de Segunda à Sexta das 8:00 Hs às 14:00 Hs

(88) 9.9480-1953

mulher.juventude@assare.ce.gov.br

Secretaria Especial Para Assuntos Jurídicos Mais informações
Esron Alex Parente de Vasconcelos

Secretário(a)

Rua Dr Paiva , Nº 415 - Vila Mota - CEP: 63.140-000

de Segunda à Sexta das 8:00 Hs às 14:00 Hs

(88) 9.9920-2119

assuntosjuridicos@assare.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Ação Social Mais informações
Wilcassy

Secretário(a) Ordenador(a)

Rua Euclides Onofre , Nº 352 - Centro - CEP: 63.140-000

de Segunda à Sexta das 7:00 Hs às 13:00 Hs

(88) 9.9480-9533

secassistencia@assare.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento Mais informações
José Flavio

Secretário(a) Ordenador(a)

Rua Dr. Paiva , Nº 415 - Centro - CEP: 63.140-000

de Segunda A Sexta das 08:00h As 14:00h

(88) 9.9350-4312

secfinanca@assare.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Agricultura Mais informações
Junior Gois

Secretário(a)

Rua Marechal Amarante , Nº S/N - Laranjeiras - CEP: 63.140-000

de Segunda à Sexta das 7:30 Hs às 13:30 Hs

(88) 9.9226-3497

secagricultura@assare.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer. Mais informações
Tony

Secretário(a)

Rua Pe. Agamenon de Matos Coelho , Nº 280 - Centro - CEP: 63.140-000

de Segunda à Sexta das 7:00 Hs às 13:00 Hs

(88) 9.9444-3322

seccultura@assare.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Educação Mais informações
Noemita Rodrigues

Secretário(a) Ordenador(a)

Rua Dr. Gentil Braga , Nº 78 - Centro - CEP: 63.140-000

de Segunda à Sexta das 7:00 Hs às 17:00 Hs

(83) 9.9124-7849

seceducacao@assare.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Infraestrutura Mais informações
Mateus

Secretário(a)

Rua Dr. Gentil Braga , Nº 188 - Centro - CEP: 63.140-000

de Segunda à Sexta das 7:00 Hs às 13:00 Hs

(88) 9.9296-6586

secinfra@assare.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Saúde Mais informações
Regina

Secretário(a) Ordenador(a)

Av. Manoel Gonçalves , Nº 415 - Centro - CEP: 63.140-000

de Segunda à Sexta das 7:00 Hs às 13:00 Hs

(88) 9.9605-5579

secsaude@assare.ce.gov.br

A controladoria tem a função de acompanhar e controlar a execução do planejamento estratégico e operacional dentro da empresa. É ela quem administra e cria os padrões para a análise e o acompanhamento das ações que foram e estão sendo tomadas, assim como a sua eficácia.

Tem por finalidade planejar coordenar e executar políticas, diretrizes, normas, ações e providências que seja atinentes a defesa do patrimônio.

É o responsável pela organização do trânsito local e o cumprimento das leis de cada região.

Fiscalizar o trânsito, autuar e aplicar as penalidades por infrações de trânsito, como multas.

Representar e defender os interesses do municipio em qualquer esfera administrativa e judiciaria do país.

Recebe e encaminha as demandas da população, buscando facilitar o contato entre o cidadão e a prefeitura.

A secretaria é responsável por elaborar e coordenar políticas públicas voltadas para a mulher, buscando a integração de diferentes áreas do governo para garantir a transversalidade das políticas de gênero.

A secretaria trabalha para fortalecer e ampliar as políticas existentes, bem como criar novas políticas públicas que atendam às necessidades das mulheres.

Representar o município privativamente judicial e extrajudicialmente, realizar a inscrição e a cobrança judicial e extrajudicial da divida ativatributária ou não e etc.

Emitir pareceres sobre questões jurídicas, opinar sobre a redação de contratos, convênios, editais e projetos de lei, e dar assessoramento ao Prefeito em assuntos de sua competência.

Desenvolve ações que promovem o acesso da população às políticas da assistência social, atendendo nos Núcleos Família - centros de referência da assistência social localizados estrategicamente em 5 regiões da cidade, a fim de atender localmente a efetivação da garantia de direitos de todos.

Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a coordenação de programas e projetos sociais, e a promoção de ações para a melhoria da qualidade de vida da população, como o acesso a serviços de assistência social, segurança alimentar e nutricional, e outros benefícios

Promover o lançamento dos impostos e taxas referentes a imóveis, organizar e manter atualizado o cadastro de imóveis do Município, supervisionar a emissão de carnês e guias, emitir certidões referentes aos tributos municipais, promover a alteração ou o cancelamento de tributos quando autorizados, emitir e outras.

Participação na elaboração do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Coordenar a política agrícula do Município, prestando assistência e apoio a produtores rurais; contolar , coordenar e gerir o sistema de abstecimento e segurança alimentar; realizar a vigilância e fiscalização sanitária dos produtos alimentícios.

Desenvolvimento do setor agrícola e pecuário do município

Tem como atribuições organizar, desenvolver e manter o Sistema Municipal de Ensino, integrando-o às políticas e planos educacionais da União e do Estado nos termos da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional; planejar, desenvolver, executar, controlar e avaliar a política e outras.

Planejar, coordenar, gerir e promover a cultura, o esporte e o lazer no âmbito municipal

Tem como atribuições organizar, desenvolver e manter o Sistema Municipal de Ensino, integrando-o às políticas e planos educacionais da União e do Estado nos termos da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional; planejar, desenvolver, executar, controlar e avaliar a política.

Planejar, coordenar, executar, supervisionar e avaliar as atividades de ensino da educação básica no município.

Compete precipuamente: I. Formular, executar e avaliar a Política Municipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Urbana, em consonância com as diretrizes gerais do Governo Municipal, com o Plano Diretor Urbano e com a legislação vigente e outras.

Fiscalizar as obras e serviços: A Secretaria garante que as obras sejam realizadas dentro das normas e prazos estabelecidos, e que os serviços sejam de qualidade.

Promover a descentralização para os municípios dos serviços e das ações de saúde; acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do SUS; apoiar técnico e financeiramente os municípios e executar supletivamente ações e serviços de saúde e outras.

É responsável pelo planejamento, organização, elaboração, execução e avaliação das ações e políticas de saúde previstas no SUS, dentro das atribuições do município.

DECRETO: 191/2025 16/06/2025NOVO

16/06/2025

DECRETA PONTO FACULTATIVO O EXPEDIENTE DO DIA 19 DE JUNHO DE 2025, EM TODOS OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 190/2025 11/06/2025

11/06/2025

Estabelece o Regimento Interno da 6ª Conferência Municipal da Cidade de Assaré.

DECRETO: 189/2025 04/06/2025

04/06/2025

CONVOCA A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 188/2025 02/06/2025

02/06/2025

CONVOCA PARA FORMAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 187/2025 02/06/2025

02/06/2025

CONVOCA A 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE ASSARÉ, NO ÂMBITO DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES

LEI MUNICIPAL: 312/2025 20/05/2025

20/05/2025

DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE RUA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PORTARIA: 174/2025 20/05/2025

20/05/2025

Designar responsável pela função de tratamento de dados pessoais do Poder Executivo Municipal.

LEI MUNICIPAL: 310/2025 20/05/2025

20/05/2025

ALTERA O §5º E INCLUI O §6º AO ART.8º DA LEI Nº 290/2024, QUE "SUBSTITUI O RATEIO DO INCENTIVO VARIÁVEL POR DESEMPENHO DE METAS DO PROGRAMA PREVINI BRASIL E ADOTA OUTRAS PR [...]

LEI MUNICIPAL: 311/2025 20/05/2025

20/05/2025

CONCEDE REAJUSTE SALARIAL AOS SERVIDORES PÚBLICOS EFETIVOS DO QUADRO DO MUNICÍPIO DE ASSARÉ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PORTARIA: 118/2025 01/05/2025

01/05/2025

Nomear LINDOMAR ALVES DE LIMA, inscrito no CPF no. 040.627.083-02, para exercer o cargo de OUVIDOR GERAL DO MUNICIPIO, criado pela lei no 002/2025 de dia 18/02/2025. Junto a SECRE [...]

LEI MUNICIPAL: 309/2025 15/04/2025

15/04/2025

DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E ORGANIZACIONAL DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO DE ASSARÉ E O SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO, REVOGA AS LEIS Nº 137/2021 E Nº 206/2022 E DÁ OU [...]

LEI MUNICIPAL: 308/2025 15/04/2025

15/04/2025

Dispõe sobre denominação de Praça Pública localizada na Rua Travessa Andreza, Amaro, Assaré, Estado do Ceará, e dá outras providências.

DECRETO: 186/2025 15/04/2025

15/04/2025

Desapropria terreno para construção, e dá outras providências.

DECRETO: 185/2025 27/03/2025

27/03/2025

Ementa: Declara de utilidade pública, para fins de desapropriação do imóvel que indica e institui Comissão Especial de Avaliação e dá outras providencias.

DECRETO: 184/2025 18/03/2025

18/03/2025

Dispõe sobre a criação da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) no âmbito da Prefeitura Municipal de Assaré/CE e dar outras providências.

DECRETO: 183/2025 17/03/2025

17/03/2025

DECRETA PONTO FACULTATIVO O EXPEDIENTE DO DIA 19 DE MARÇO DE 2025, EM TODOS OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 182/2025 13/03/2025

13/03/2025

DISPÕE SOBRE A ATUALIZAÇÃO DO TIPO E SIGLAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ASSARÉ, SEM ALTERAÇÃO DOS NOMES DOS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI MUNICIPAL: 306/2025 10/03/2025

10/03/2025

Dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial ao orçamento vigente e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 307/2025 10/03/2025

10/03/2025

Altera o parágrafo único do art. 2º da Lei Municipal nº 130/2021, que autoriza o Poder Executivo Municipal a regular e instituir o Programa Bolsa Universitário e adota outras [...]

DECRETO: 181/2025 06/03/2025

06/03/2025

ESTABELECE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA PAGAMENTO DE MULTAS DE TRÂNSITO, ATRIBUÍDAS AOS VEÍCULOS OFICIAIS DESTE MUNICÍPIO, COM O RESSARCIMENTO DE VALORES AOS COFRES PÚBLICOS, [...]

PORTARIA: 115/2025 01/03/2025

01/03/2025

Art. 1° - Nomear MARIA VALENIZA DA COSTA DIAS, inscrito no CPF n°. 886.753.003-87, para exercer o cargo de SECRETARIO MUNICIPAL DA MULHER E JUVENTUDE, criado pela lei no 002/202 [...]

PORTARIA: 104/2025 01/03/2025

01/03/2025

Nomear: ESRON ALEX PARENTE DE VASCONCELOS, inscrito no CPF n°. 048.506.783-86, do cargo de SECRETARIO MUNICIPAL, Junto a SECRETARIA ESPECIAL PARA ASSUNTOS JURIDICOS DO MUNICIPIO. [...]

PORTARIA: 104/2025 01/03/2025

01/03/2025

Exonera: ESRON ALEX PARENTE DE VASCONCELOS, inscrito no CPF n°. 048.506.783-86, do cargo de PROCURADOR, Junto a Procuradoria Juridico Do Municipio, atraves da Portaria No. 190 do [...]

LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL: 005/2025 25/02/2025

25/02/2025

Acrescenta o anexo IV a Lei Complementar no 003/2005, alterada pela Lei Complementar no 01/2017, para dispor sobre diretores e coordenadores lotados em escolas de tempo integral e [...]

LEI MUNICIPAL: 304/2025 18/02/2025

18/02/2025

Altera o §1º do art. 56 da Lei Municipal nº 230/2023, de 23 de março de 2023 e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 302/2025 18/02/2025

18/02/2025

Atualiza o piso salarial dos profissionais do Magistério Público da Educação Básica do Município de Assaré, Estado do Ceará, e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 303/2025 18/02/2025

18/02/2025

Altera o caput do art. 1º e o § 2º do art. 5º da Lei Municipal nº 179/2022, de 03 de março de 2022 e dá outras providências.

LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL: 004/2025 18/02/2025

18/02/2025

ALTERA O CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL E ADOTA OUTRAS PROVIDENCIAS.

LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL: 003/2025 18/02/2025

18/02/2025

Altera a Lei Complementar nº 119, de 03 de junho de 1997 (Estatuto dos Servidores Públicos Municipais) e adota outras providencias.

LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL: 002/2025 18/02/2025

18/02/2025

Altera a Lei Complementar Municipal nº 003/2005, alterada pela Lei Complementar Municipal nº 001/2017; altera a Lei Municipal nº 043/2017 e dá outras providências.

Perguntas frequentes FAQ

A Prefeitura é responsável pela administração do município, incluindo áreas como educação básica, saúde, transporte público, coleta de lixo, manutenção de vias urbanas, iluminação pública e fiscalização de obras e posturas. Também elabora leis locais em conjunto com a Câmara Municipal.

A administração municipal é liderada pelo prefeito, vice-prefeito e pelos secretários municipais. A relação atualizada com os nomes, cargos e respectivas áreas de atuação está disponível no site oficial da Prefeitura, na seção “Equipe de Governo” ou “Estrutura Administrativa”.

Você pode solicitar serviços como iluminação, limpeza urbana, tapa-buracos e outros diretamente no balcão de atendimento da Prefeitura ou pelos canais digitais disponíveis no site. Reclamações, sugestões ou denúncias também podem ser encaminhadas por meio da Ouvidoria Municipal ou formulário eletrônico, disponível em https://assare.ce.gov.br/ouvidoriaformulario.php

A administração municipal é composta por secretarias como Educação, Saúde, Obras, Assistência Social, Fazenda, entre outras. A estrutura organizacional completa está disponível https://assare.ce.gov.br/institucional.php

Todos os atos normativos, como leis sancionadas, decretos e portarias, estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura, na seção "Legislação" ou "Atos Oficiais". Acesse diretamente em: https://assare.ce.gov.br/acessoainformacao.php

Todas as informações sobre receitas, despesas, licitações, contratos e salários estão disponíveis no Portal da Transparência. Acesse em https://assare.ce.gov.br/acessoainformacao.php para acompanhar como o dinheiro público está sendo utilizado

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